035-014-Arara-02-Adriano-Gambarini-GFotografar animais, além de toda beleza e variedade que os seres vivos apresentam, nos proporciona o aprimoramento da técnica, baseado na convivência e na observação de diferentes comportamentos do reino animal. Para fotografá-los, principalmente quando se tratar de mamíferos, é preciso aprender algumas coisas.

Primeiro: animais inteligentes, como exemplo os primatas, respondem coerentemente às ações humanas, ou seja, permitem uma forma de diálogo comportamental na natureza. Se o homem adaptar suas atitudes de frente com o animal, a reação dele será favorável.

Outra lição importante é que fotografar animais pouco acostumados com gente facilita o trabalho. Quando são acostumados demais o trabalho é dificultado, pois o comportamento deixa de ser natural.

Lembre-se também que buscar a experiência e a ajuda de quem conhece os animais em seu habitat é a chave para encontrá-los e conseguir boas fotos.

A fotografia, em todas as suas áreas, se articula em duas frentes: aprender a técnica e se expressar fluentemente na linguagem fotográfica e estudar e aprender o assunto a se fotografar. Portanto, se você pretende se aventurar fotografando animais, busque intimidade com o tipo de ser vivo que você tem intenção de se aproximar.

Hoje, é possível encontrar muitas revistas e programas especializados em registros de animais. Pesquise e estude tudo que for possível sobre a espécie que você pretende fotografar. Lembre-se que o que importa nesse tipo de fotografia é localizar os animais, aproximar-se deles e capturar a imagem revelando seu modo de vida, hábitos, beleza e adaptação ao ambiente natural.

Se você possui animais de estimação treine, fotografando-os quando eles não estão atentos ao seu movimento. Também é interessante fazer trilhas e conhecer parques ecológicos onde é possível a aproximação com animais selvagens.

Explore esse universo, com variadas opções de técnica, olhar e observação dos comportamentos e formas de diferentes seres vivos. Câmera em punho e ação!!

(Referência bibliográfica: Fotografia de Natureza – Luiz Claudio Marigo)

Comentários estão fechados.