uso-das-coresEmbora os nossos olhos não notem, os diferentes tipos de cor produzem luzes diferentemente coloridas. A luz natural do dia, por exemplo, pode produzir diferentes cores em determinados horários. A visão humana se adapta automaticamente para ver apenas os tons neutros dos vários tipos de luz, isso porquê há uma tendência a se notar apenas as cores quando a fonte de luz se altera rapidamente de uma para outra ou, quando há dois tipos diferentes de luz visíveis ao mesmo tempo.

Mas, temos que lembrar que, quando se trata de fotografia, a fonte de luz usada para iluminar o tema produz uma grande diferença no resultado.

A temperatura de cor

As diferenças de cores nas luzes são expressas pela letra K (abreviação de Kelvin), na escala de temperatura de cor. Quanto mais baixa a temperatura de cor, mais avermelhada ela se mostra e mais quente a luz parecerá. Por outro lado, quanto mais alto o valor, mais azulada, tornando a luz mais gelada.

Geralmente, a temperatura de luz varia entre 1000 K, para luz de velas à 10.000 K, com iluminação apenas do azul do céu.

Como ajustar o branco?

O equilíbrio de branco é o sistema que a câmera usa para compensar as diferentes temperaturas de cores. O ajuste pode ser feito para trabalhar de diferentes formas, dependendo do efeito que se quer obter e das condições de luz predominantes.

Na maioria das câmeras, o ajuste é automático e a cor da imagem se ajusta a temperatura de cor adequada. No entanto, algumas vezes esse sistema pode ter dificuldade em diferenciar entre as cores que incidem no tema e a cor do tema propriamente dito. Quando isso acontece a câmera ajusta o equilíbrio para compensar o que ela julga ser uma invasão de cor.

Por isso, muitas câmeras possuem opções predefinidas para as fontes de luz mais comuns. Confira algumas das principais configurações para fazer o equilíbrio de branco manualmente e tente treinar, fotografando com cada uma delas:

Incandescente: Use essa opção para fotografar interiores iluminados por lâmpadas domésticas. Aqui a temperatura de cor é em torno de 3.000 K.

Luz do sol direta: Paras as luzes naturais do dia, este ajuste usa uma temperatura de cor em torno de 5.500 K.

Flash: Algumas câmeras tem um ajuste próprio com uma temperatura de cor em torno de 6.000 K, para compensar a luz ligeiramente mais fria dada por muitos flashes.

Nublado: Use esta configuração em dias com muitas nuvens. Aqui o ajuste de temperatura de cor é em torno de 6.000 K.

Sombreado: Para compensar a invasão de azul criada ao se fotografar à sombra de luz, o ajuste de temperatura é ajustado para cerca de 7.000 K.

(Referência bibliográfica: 52 lições de fotografia digital- Editora Europa)

Comentários estão fechados.